O serviço público de drenagem pluvial realiza a gestão e o manejo das águas das chuvas, encaminhando-as até os rios.
Além das bocas-de-lobo e das tubulações de drenagem, existem outras tecnologias que auxiliam, e muito, na prevenção das inundações urbanas. Um ótimo exemplo que pode ser citado é a coleta da água da chuva para o aproveitamento em finalidades menos nobres (onde não é necessário utilizar a água do SAMAE), como a irrigação de plantas, a limpeza de carros e calçadas, entre outros.
Outra atitude muito positiva que pode ser utilizada, é a infiltração da água da chuva no solo, com a ajuda de trincheiras de infiltração, ou com pavimentos permeáveis. O crescimento das cidades impermeabiliza cada vez mais o nosso solo, e toda a água da chuva escorre rapidamente para os rios, aumento o risco de enchentes e inundações urbanas.
Quando as pessoas utilizam técnicas para aumentar a infiltração da água no solo, como as trincheiras de infiltração e os pavimentos permeáveis, elas auxiliam a reduzir os riscos de inundações urbanas, e ainda ajudam a aumentar a recarga dos lençóis freáticos, que são tão importantes para a manutenção das nascentes e da vegetação.
Pela legislação municipal, o SAMAE é o responsável pelos serviços públicos de drenagem de águas pluviais de Timbó, assim como já ocorre nas cidades desenvolvidas onde os sistemas de saneamento básico são prestados de forma integrada, otimizando a gestão, e minimizando custos, com a implantação e a manutenção conjunta das redes de água, esgoto e drenagem.
Outra vantagem desta integração, é que os transtornos no trânsito diminuem, pois, todas as obras de água, esgoto e drenagem são feitas juntas, de modo que a mesma rua não será interrompida várias vezes, sempre que é necessária uma ação nestas redes.
Entretanto, para executar estes serviços, são necessários equipamentos pesados, como escavadeiras, além de funcionários treinados e equipes especializadas neste tipo de serviço. Por este motivo, enquanto o SAMAE não dispor da estrutura necessária para a plena prestação deste serviço público, ele ficará sob responsabilidade da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura.