Quando damos a descarga no banheiro, tomamos banho, lavamos a roupa ou louça, não temos idéia para onde está indo essa água suja, caso não vá para fossa. Embora tenhamos pouco mais que 35% de rede de esgoto em nosso municipio, entenda como é o fluxo da coleta de esgoto e como ele chega até a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto.
1) A coleta:
O esgoto de sua residencia deve chegar até a caixa coletora que geralmente se localiza na calçada da sua casa ou do vizinho, um sistema de gradeamento é muito importante nesse caso para evitar que plásticos, roupas ou até mesmo fios de cabelos possam entrar na rede principal. Após este estágio, os efluentes seguem pela rede principal e são descarregados no chamado poço de visita. Sabe aquela tampa redonda de ferro que fica no meio da rua ? Pois é! Pode ser um poço de visita ou de cabos elétricos, telefonicos, enfim.
Os poços de visitas são pontos preparados para receberem (mais uma vez) sólidos e líquidos e é ali que geralmente encontramos garrafas pets, latinhas de cerveja, pedras, panos e plásticos, por isso a importancia da correta instalação de sua caixinha coletora, pois quando o poço de visita entope um mar de esgoto é rapidamente formado alaganda sua rua e causando desconforto e mau cheiro. Seguindo corretamente o fluxo a água suja é levada até uma EEE - Estação Elevatória de Esgoto, possuímos atualmente quatro Elevatórias, onde o esgoto coletado é bombeado para as lagoas de tratamento.
2)Tratamento:
O SAEMI possuí três lagos de tratamento de esgoto em nosso município.
O esgoto bruto chega em uma primeira lagoa (estabilização) e o tratamento ocorre por processo anaeróbio, bactérias realizam os processos químicos. Após este lento processo a agua contaminada vai pra uma segunda lagoa, denominada lagoa facultativa e por último segue pra descontaminação em uma terceira lagoa, chamada de lagoa de maturação. Por fim as águas tratadas seguem para um córrego natural da região.